Companheiros, eu não pude conter a ansiedade e nem resistir a tentação de comentar sobre este episódio lamentável que já está dando pano pra manga aqui no Brasil – o caso do esquerdista, terrorista e comunista Cesare Battisti, condenado a prisão perpétua na Italia e que recebeu refúgio político pelo governo brasileiro. Veja bem, para inicio de conversa, eu não sou comentarista político; reconheço que não entendo de tudo o que está acontecendo tampouco pretendo dar um cheque mate sobre o que se consistem as motivações de nosso governo em manter este indivíduo aqui, mas gostaria de expor alguns pensamentos e questionamentos que, creio eu, muitas pessoas no Brasil estão ruminando com dificuldade.
Primeiro: por que e para que manter este homem no Brasil? Um homem que é considerado criminoso e condenado por cinco assassinatos - crimes bárbaros! Por que elevar a moral dele como o mártir João Batista - que foi preso por defender a justiça - enquanto ele está mais para Judas Escariotes – que traiu a justiça ?! Por que não enviá-lo de volta a seu pais para pagar pelos crimes que cometeu? O que seria sensato e justo!
Segundo: será que vale a pena contrariar as relações pacíficas com todo um país – Itália – e com toda a união européia, por causa dele? O parlamento da união européia classifica esta atitude do Brasil como “desconfiança”. Sabemos que as conseqüências deste impasse político internacional podem reverberar com muito mais intensidade e que a imagem de nosso Brasil pode ficar muito comprometida e manchada – o Brasil protegendo terroristas!? Como falei, não sou analista político muito menos especialista no caso, só estou botando pra fora o que penso. Acredito que sacrificar nossa imagem para todo um continente só para manter uma pessoa que não tem nada que ver conosco é insanidade e tolice!
Terceiro: será que esta estória está trazendo à tona alguns resquícios esquerdista – para não dizer neo-comunistas – de alguns membros do governo brasileiro? Aqui é que está o problema! Nós sabemos que uma grande parte dos que compõem a atual equipe governista foram, no passado, ferrenhos “Cesares Battistis” de nosso pais. Olha bem, não estou aqui fazendo acusações nem incriminado ninguém, longe de mim tal coisa! Creio que isso é muito sério e que traz profundas implicações políticas e sociais. Admiro o trabalho de nossas autoridades, no entanto este caso de Cesare Battisti está soando mais como uma visão política do que uma simples concessão para um refugiado político
Bem, dadas as considerações acima, e o rumo que as coisas estão dando, este caso não vai durar muito tempo. O STF pode ainda votar a extradição de Cesare Battisti, contrariando assim a decisão do ministro da justiça, Tarso Genro – o que é previsto pela constituição federal. Isso é bom, sensato e prova que nem todos no Brasil pensam a mesma coisa! Isso também testemunha para a comunidade internacional que zelamos pela imagem de nosso país maravilhoso, e damos exemplo de luta pela justiça, pela moralidade e pela democracia. Quem sabe depois da extradição deste homem podemos cantar:
“Brasil, olha pra cima! Existe uma chance de ser novamente feliz, feliz.
Brasil, há uma esperança! Volta seus olhos pra Deus, JUSTO JUIZ!”
2 Deixe aqui seu comentário::
Eu sou italiana, afirmo o que vc diz! o seu post è muito legal! muito obrigada. ciao da Iv
Olá, gostaria de agradecer pelo comentário e, como você, fico muito triste com esta situação também. Abraços
Postar um comentário