Subscribe:

Ads 468x60px

ASPECTOS DA TEOLOGIA PRÁTICA


Julio Zabatiero define a Teologia Pratica como um “discurso crítico e construtivo sobre a ação cristã no mundo ”. Em outras palavras a teologia prática se dá a partir de um dialogo aberto e confrontador sobre a práxis da igreja em seu contexto imediato. Toda igreja, inserida num local específico, faz teologia. Então o trabalho da teologia pratica é dialogar com estas ações para que se supere a dicotomia entre o que a igreja crê e o que ela faz, entre o que ela é e o que ela representa na sociedade. Michael Raiter afirma que a teologia prática se dá quando permitimos que “o Evangelho critique e informe nossa praxis ”. Ou seja, devemos constantemente avaliar nossa pratica pela ótica dos valores do Evangelho. Três fatores são importantes aqui:
1. Consciência da Vontade de Deus
A igreja precisa constantemente ter em mente o alvo de sua missão. Ou seja, definir seu propósito ali onde ela está. Missão é o “conjunto de valores que norteia as atividades ” de uma igreja em seu lócus. A igreja local cumpre sua missão quando ela busca conhecer, discernir e aplicar a vontade de Deus em sua localidade. Zabatiero fala que o conhecimento da vontade de Deus, o objetivo da teologia prática, resulta numa axiologia da ação cristã, seu produto final . Isto é, quanto mais conhecemos a vontade de Deus, mais nossos valores se transformam e então agimos de modo coerente com Sua vontade. Uma teologia correta gera uma pratica correta. Se a igreja não tem feito diferença onde ela está é porque alguma coisa está errada com sua teologia.

2. Comunicação Relevante com o mundo
Como a missão da igreja se dá no “mundo”, é imprescindível que ela trave uma comunicação relevante com ele. Infelizmente, por muitos anos e por inúmeras razões, a relação da igreja brasileira com o mundo foi separatista, dificultando o dialogo e, por fim, se alienando das questões políticas, econômicas e até mesmo sociais no Brasil. Reverendo Samuel Vieira em seu livro O Império Gnóstico Contra-Ataca destaca que a igreja brasileira desenvolveu uma ética de desprezo pela história, pela política, pelo social e pelo corpo . Esta ética alienatória, na maioria das vezes mascarada por santidade, tem sido questionada e confrontada. Para que o sal da igreja realmente salgue e sua luz realmente brilhe no mundo, requer-se da igreja tanto um despojar desses ‘desprezos’ quanto um envolvimento mais perto da realidade nua e crua do mundo.
3. Valores Transformadores do Reino
Como agente do Reino de Deus, a igreja carrega em sua essência os valores deste Reino. Como a ação do Reino é transformadora, a igreja, por sua vez, se torna agente de transformação. Nesta dialética contundente com o mundo, a igreja confronta o mundo e seus valores e oferece a alternativa de Deus. Jorge Henrique Barro diz que a igreja é um sinalizador do Reino e que “a única igreja que realmente brilha aos olhos de Deus é aquela que fielmente cumpre sua missão onde Ele a colocou ”. A igreja tem um papel confrontador e transformador na sociedade, e a práxis de sua teologia vai determinar se esta igreja tem sido fiel ou não ao seu Senhor.
Para concluir, a teologia pratica é um estudo teórico sobre a práxis da igreja em seu contexto imediato. É a igreja como Corpo de Cristo, se movendo sobre o mundo, discernindo a vontade de seu Cabeça e executando essa vontade com amor e fidelidade; é o Corpo de Cristo estendendo Seus braços para os perdidos; tocando com Suas mãos para curar os feridos; falando Suas palavras de amor e transformação, e cumprindo assim seu propósito de ser sal da terra e luz do mundo!
Bibliografia

ZABATIERO, Júlio. Fundamentos da Teologia Prática. São Paulo: Mundo Cristão, 2005
BARRO, Antonio Carlos e KOHL,Manfred W. Missão Integral Transformadora. Londrina: Descoberta, 2005
VIEIRA, Samuel. O Império Gnóstico Contra-Ataca. São Paulo: Cultura Cristã, 1999

2 Deixe aqui seu comentário::

Anônimo disse...

Oi Luís! Aqui é a Jac...

Adorei o texto sobre os Aspectos da Teologia. To lendo um livro do Paul Stevens que trata do assunto comentado, chama "Os outros Seis dias".

Seu blog já tá adicionado nos meus favoritos! O Humberto tem um blog tbm, sou suspeita de falar neh, mas os textos dele são muito bons.. hehe
Dá uma passadinha lá: www.visaointegral.blogspot.com

Abraço,
Jacqueline Emerich

Anônimo disse...

ler todo o blog, muito bom

Postar um comentário