Todo teoria deve passar por um processo de critérios que avalia se ela deve ou não ser aceita. Definindo, teoria é “um conjunto de idéias sobre a realidade, sempre analisadas de forma independente”. Isso significa que seu alvo é observar uma realidade e relacioná-la com a experiência humana.
Concordando com a afirmação acima, podemos observar que toda teoria passa pelos seguintes passos para ser validada ou não:
1.O primeiro passo é o da Hipótese. Há uma suposição, uma conjectura que precisa ser confirmada a fim de se estabelecer como verdade.
2.O segundo passo é o processo lógico das deduções que é a exposição desta hipótese a contra-argumentos.
3.O terceiro passo são as Implicações originadas das hipóteses. Ou seja, onde se pode chegar afirmando tal verdade.
4.O quarto passo se dá pelo processo das observações empíricas (confronto com os dados).
5.O quinto passo são as conclusões:
Concordando com a afirmação acima, podemos observar que toda teoria passa pelos seguintes passos para ser validada ou não:
1.O primeiro passo é o da Hipótese. Há uma suposição, uma conjectura que precisa ser confirmada a fim de se estabelecer como verdade.
2.O segundo passo é o processo lógico das deduções que é a exposição desta hipótese a contra-argumentos.
3.O terceiro passo são as Implicações originadas das hipóteses. Ou seja, onde se pode chegar afirmando tal verdade.
4.O quarto passo se dá pelo processo das observações empíricas (confronto com os dados).
5.O quinto passo são as conclusões:
a)Se a teoria explica ou não satisfatoriamente a realidade, ela é então aprovada e nada há a acrescentar nela.
b)Se não, se ela for rejeitada, restam duas opções:a)A teoria é abandonada; ou,b)A teoria é reformulada, devido ao aparecimento de novos fatos.
Qual o problema com a teoria da evolução? Antes de qualquer coisa, é importante dizer que a “teoria” da evolução, não passa de apenas uma teoria. É um erro dizer que ela é uma ciência. Pessoas céticas, agnósticas ou ateístas querem atropelar e violentar a sociedade afirmando não haver outra possibilidade para explicar a origem das coisas que não seja a evolução. Como opositores declarados da teologia criacionista, estes darwinistas excluem toda e qualquer possibilidade da existência de um Ser Supremo e Criador de todas as coisas.
A grande problemática da teoria da evolução não está relacionada com ausência da figura Divina como Causa Originadora de tudo, e sim que seus próprios argumentos, à luz dos critérios para se fundamentar algo verdadeiro ou não, se tornam insustentáveis. Eu sei que o Criacionismo não explica tudo, como a existência dos dinossauros e os períodos paleontológicos, mas pode nos explicar com mais coerência e sustentabilidade a origem do universo e da vida.
Vamos parar para pensar um pouco. Se afirmo a teoria da evolucao como verdadeira, entro num labirinto de contradições com a lógica. Por exemplo: como surgiram as coisas? Por que surgiram e se organizaram tão perfeitamente? De onde veio a vida, a racionalidade? Onde e como se deu o salto da matéria bruta para a matéria viva e inteligente? E o mais intrigante: alguém já presenciou algum processo evolutivo? Por que não se repete hoje?
Chego a uma conclusão que é preciso ter muito mais fé na teoria da evolução do que na Criação Especial! Não dá para acreditar como as pessoas preferem uma hipótese infundada e descarada e ainda assim se sentem satisfeitas! Para mim, eu sempre cri que a verdade que deveria nos fazer felizes! Então me pergunto: como alguém pode ser feliz crendo numa inverdade?! Como uma sociedade pode ser feliz e realizada ensinando uma mentira?!
Será que esta é a razão então, a verdade? Admito que sim. Muitas pessoas têm fobia da verdade porque ela nos chama a um compromisso e um posicionamento: de que lado estamos nós? Por isso, penso, os adeptos do Evolucionismo crêem num nada, niilificando todo conceito absoluto, pois assim eles não têm necessidade de se comprometer a nada e não precisam prestar contas a ninguém! Agora, afirmando a existência de um Ser Criador, Sustentador e Direcionador de todas as coisas, sou desafiado a olhar para Ele, pensar Nele, falar com Ele e por fim amá-Lo sobre todas as coisas!
11 Deixe aqui seu comentário::
Na minha opinião Rev. o problema das pessoas hoje, especialmente as que pensam saber alguma coisa, é que elas se negam a considerar qualquer alternativa além daquelas incutivas por seus professores, especialmente na escola secundária e faculdade. Suas mentes são preparadas para pararem de pensar proativamente. É natural do ser humano seguir as tendências da maioria e a opção que parece mais inteligente. É isso que acontece com o evolucionismo. Esta teoria é defendida e crida na maioria por estudiosos, enquanto a fé cristã é do rico e do pobre, do sábio e ignorante, coisa de nobres e do povão também.É difícil para uma mente enfatuada e orgulhosa crer na mesma coisa que a dona Maria que lava o guarda-pó do professor de Biologia crê.
Querido Amigo!
Isso mesmo. Você tem toda razão. Ao levantar a bandeira do Criacionismo, temos o privilégio de não somente "fazer parte" de um grupo mas de identificar-nos com uma verdade que não está presa aos cientistas. Todos, desde os mais simples, têm acesso a esta verdade!!
Abraços e Saudades!!!
Olá Pr. Luiz!!
Muito bom esse tema...
Acrescentando um comentário a esse assunto, creio que por trás de toda a tentativa de "explicação" de uma origem...seja ela da vida, dos homens ou dinossauros, está uma busca sem fim "do porque" de coisas que somente serão explicadas por Deus. Creio que há muuuito mais coisas a serem relevadas neste tema, no entanto, estou certo que somente o Espirito Santo de Deus, que nos foi dado e que habita em nós (escolhidos de Deus) pode nos capacitar a contemplar a fé no único Criador nosso Deus e salvador Jesus Cristo.
Parabéns a você e Eliane pelo fihão!
Graça e Paz
Matheus
4aIPBH
Valeu Matheus!
Obrigado pelo carinho! Concordo com você - ha muito ainda a ser discutido e descoberto sobre este tema. Contudo, nós temos uma verdade inabalável, a Palavra de Deus, que tem se provado (para os céticos) uma verdade inegável!
Abraços no coração!
Excelente texto reverendo, realmente as pessoas admitem o evolucionismo sem qualquer dúvida e refutam o criacionismo tão bruscamente, tentando serem "lógicos". O interessante é que o próprio pensamento científico, como dito no texto, considera uma teoria um possivel explicação para a realidade, para serem lógicas e científicas as pessoas devem levar em consideração todas as teorias, inclusive o criacionismo, e serem mais críticas em relação ao que é apresentada elas. Prém o que é vistos hoje nas escolas e é aceitação pura e simples da teoria evolucionista sem qualquer dúvida ou indagações, e uma ocasional menção do criacionismos e outras teorias de oriegem da vida.
Pastor gostaria de sugerir um tema para o senhor : relativismo - não há verdade absoluta!! ( heheeh)
Abraços
Oi Williams!
Obrigado pelo comentário!
Valeu também pela sugestão do tema. Vou trabalhar alguma coisa nesse sentido, tá?
Abraços e nos vemos!
Bom, não tenho muito conhecimento. Na verdade, nunca aprendi o evolucionismo na escola. Mas busquei informações sobre o mesmo. E não, não acredito no evolucionismo, por que, como todas as teorias, há contradições, assim como as da bíblia, outra que também não acredito. Bom, eu acredito e espero que não exista o Deus da sua bíblia sagrada, eu acredito que possa ter existido uma sabedoria suprema, algo que possa ter realmente ter criado o universo, é, no big bang é a mais provável teoria do universo, mas teve que ter uma causa para aquele "ponto" explodir, essa 1ª causa não tem uma causa, e isso poderia ser tal forda de divindade.
Começo respondendo a primeira pergunta. Qual o problema da teoria da evolução? O mesmo de todas as outras teorias da ciência. Nenhuma teoria explica todos os aspectos do mundo natural em todos os seus mínimos detalhes, e nem precisa. Basta explicar o suficiente para entender o mundo de maneira coerente, consistente, convincente e satisfatória. Mas sempre haverá muito que descobrir, teorias científicas nunca serão verdades finais acabadas.
A teoria da evolução “não passa de apenas uma teoria” assim como todas as demais teorias da ciência também não passam de apenas teorias, não há nada de diferente nem de especial com ela. Decidir o que é e o que não é ciência não é competência de leigos e muito menos de religiosos.
Ninguém quer “violentar a sociedade” afirmando não haver outra possibilidade para explicar a origem das coisas que não seja a evolução. Mas que “coisas” seriam essas? A teoria da evolução trata exclusivamente da evolução dos seres vivos, e não de como as “coisas” se originaram.
A teoria da evolução é aceita porque ela é sim, a melhor explicação para a mudança das espécies com o tempo. É porque as evidências, os fatos e os dados do mundo levam a isso. Simples assim. Por isso está presente em escolas, universidades, governos, empresas e centros de pesquisas em todos os países do mundo, mesmo nos mais tacanhos conservadores como os Estados Unidos. Ou será que o mundo inteiro perde tempo e dinheiro há quase 150 anos disseminando uma “falácia” e ninguém nunca se deu conta disso?
Se estas pessoas querem ver suas crenças e seus dogmas aceitos como ciência precisam usar os mesmos critérios da ciência. Então, se existem outras possibilidades elas precisam ser demonstradas de acordo com esses critérios e no fórum adequado; apresentando evidências, fatos e dados mais coerentes, mais consistentes e mais convincentes do que as que corroboram a teoria hoje. Fazer a validação pelos pares, publicando em periódicos renomados e reconhecidos como a Science, a Nature, dentre outras. Assim, suas crenças passariam a ser aceitas, muito mais pessoas se converteriam a ela e seus nomes seriam lembrados para sempre na ciência. Uma maneira mais inteligente e produtiva do que manifestações indignadas sobre assuntos científicos que nem sequer conhecem.
A “possibilidade da existência de um ser supremo e criador de todas as coisas” não é levada em conta na ciência simplesmente porque o sobrenatural não é escopo da ciência. A ciência lida é com o mundo real, é com aquilo que existe, e não com o que os religiosos e os crentes gostariam que existisse. Os cientistas lidam é com a verdade objetiva do mundo, seja ela qual for e doa a quem doer. Se a verdade do mundo não é aquela que os religiosos gostariam ou não está de acordo com os livros sagrados é problema dos religiosos e dos teólogos, não dos cientistas. A natureza não dá a mínima para mitos, dogmas religiosos ou histórias de livros sagrados, insistindo teimosamente em mostrar uma verdade muito diferente. Se alguém acha o contrário, que trate de provar, o ônus da prova é de quem contesta.
Não há na atualidade argumento algum que torne insustentável a teoria da evolução. Se isso fosse verdade ela já teria sido descartada ou modificada há muito tempo. Dizer que os argumentos que a corroboram são insustentáveis não é competência de leigos nem de religiosos. Reflete apenas os desejos de crentes e de religiosos inconformados com a demolição de suas crenças e de seus dogmas. Infelizmente, para essas pessoas, a natureza também não dá a mínima para os desejos de quem quer que seja, corroborando admiravelmente as premissas teóricas. E ainda para azar delas tornam-se mais sólidas a cada dia à luz de novas evidências, novos fatos e novos dados. Portanto, não existe esse tal “labirinto de contradições com a lógica”. Quem afirma isso são pessoas comprometidas com crenças, e não com ciência. Estão interessadas apenas em validar seus dogmas, usando uma linguagem pretensamente científica, parecendo que falam de ciência séria para impressionar incautos de pouca instrução.
Outra coisa, teorias científicas não são verdadeiras ou falsas, são apenas as melhores explicações para as evidências, para os fatos e para os dados do mundo. Os conceitos de verdadeiro ou falso não se aplicam a teorias científicas.
Mas, vamos para as perguntas:
Como e porque surgiram as coisas? Mais uma vez, que coisas? É preciso ser mais específico nas perguntas. Não existe resposta única para uma pergunta tão genérica.
De onde veio a vida, a racionalidade? Onde e como se deu o salto da matéria bruta para a matéria viva e inteligente? Qualquer livro texto de biologia do ensino médio tem boas respostas para essas perguntas, é só ler. A ciência não tem respostas prontas para tudo, mas quando não tem diz apenas que não sabe. Não precisa invocar agentes sobrenaturais para explicar. Além disso, não significa que a resposta não exista, que não venha a ser conhecida um dia e nem que a religião seja a explicação.
“Alguém já presenciou algum processo evolutivo?” Isto é presenciado todos os dias em qualquer centro de pesquisa do mundo, e mesmo que não fosse, não invalidaria o fato estabelecido de que a evolução existiu no passado, existe no presente e continuará no futuro. Quase todo o conhecimento científico é inferido por meios indiretos. Esse conhecimento é perfeitamente válido, unanimemente aceito e com alto grau de confiança. Se a ciência dependesse apenas daquilo que vemos acontecer diante dos nossos olhos a humanidade estaria até hoje nas planícies da África correndo atrás da caça e da coleta. Ninguém precisa viajar 300 milhões de quilômetros para descobrir que o sol é constituído principalmente por hidrogênio e hélio. Ninguém jamais viu um elétron na vida, nem mesmo um átomo. Entretanto, ninguém discute se a eletricidade é digna de crédito na hora de usar computadores, celulares, ou usufruir de todo o conforto proporcionado por ela em seus lares. Porque tem que ser diferente com a teoria da evolução?
Um dos maiores atestados de ignorância sobre ciência e evolução que alguém pode dar é perguntar porque o processo evolutivo não se repete hoje. Rivaliza apenas com aquela outra pergunta clássica: Porque ainda existem macacos se eles evoluíram para humanos? Não seria mais inteligente e sensato aprender os rudimentos da ciência e pelo menos o básico sobre a teoria que tanto abominam antes de expor publicamente atestados de ignorância gratuitos? Evolução e metodologia da ciência não são assuntos complicados, qualquer pessoa que tenha um mínimo de instrução e de inteligência é capaz de aprender. Porque essas pessoas não estudam e aprendem sobre o assunto para pelo menos apresentar seus argumentos com conhecimento de causa? Mas, acredite se quiser, essas são as pessoas que querem desafiar a ciência.
Não, ninguém precisa ter fé na teoria da evolução. Conhecimento científico não é aceito por fé ou crença. Da mesma forma, as pessoas não “preferem uma hipótese infundada e descartada”; a aceitação do conhecimento científico não é questão de preferência, de crença ou de escolha. A postura de qualquer indivíduo com um mínimo de inteligência e de bom senso diante de teorias científicas é que elas devem ser aceitas. Ninguém discute a validade da teoria atômica na hora de tomar um medicamento ou se deve “acreditar” na teoria da relatividade na hora de usar um GPS.
Se a teoria da evolução é “uma hipótese infundada e descartada” esqueceram de avisar as escolas, as universidades, os governos, as empresas e os centros de pesquisas de todos os países do mundo. Além disso, quem definiu que ela é infundada? Foi descartada por quem? Com base em quê? Quais foram as evidências, os fatos e os dados apresentados? Onde foram publicados e apresentados? Quem decidiu que ela é uma “mentira”, uma “inverdade”? Não existe relação alguma entre felicidade de uma sociedade e aceitação do conhecimento científico. A aceitação da ciência afeta a felicidade das pessoas tanto quanto os ventos no planeta Netuno.
Não existem “adeptos do evolucionismo”. Os homens de ciência não são “istas” e nem são adeptos ou seguidores de nenhum “ismo”. Se querem insinuar que a teoria da evolução é uma seita, ideologia ou religião, da qual os cientistas são devotos ou seguidores, não vai ser acrescentando “ismo” ou “ista” que vai transformar uma teoria científica numa religião e os homens de ciência em seus adeptos.
Estamos no século XXI e não há mais espaço para obscurantismo religioso. A idade média já acabou, apesar de muita gente ainda insistir em viver nela.
Professores e cientistas não crêem em teorias científicas. Ciência não é coisa para se acreditar ou desacreditar. Eles acreditam é em evidências, fatos e dados. Não há nenhuma razão sensata para se duvidar daquilo que a natureza mostra. É simples assim. A ciência não tem nada a dizer sobre a existência ou inexistência de Deus.
Postar um comentário