Subscribe:

Ads 468x60px

A Missão de Ser Mãe

 

mae_negra_2Ser mãe é uma missão. Ser mãe é muito mais que um “instinto natural materno”, mas é cumprir uma missão confiada por Deus. O apóstolo Paulo escrevendo para Timóteo acerca da mulher, diz que ela “será preservada através de sua missão de mãe” (1Tm 2:15). A ideia de missão materna nasce da compreensão do privilégio de ser mãe. As Escrituras afirmam que Deus é quem abre e fecha a madre ( Is. 66:9). Antes de ser desejo da mulher de gerar um filho, é o próprio Deus quem autoriza este gerar de um filho. Ana, mãe de Samuel entendeu esta verdade de que é Deus Quem concede a mulher o privilégio de ser mãe (1Sm 1:6). Nos salmos, lemos que Deus “Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!” (Sl. 113:9). Assim, ser mãe é um privilégio que o próprio Deus concede.

Ao mesmo tempo, entender a missão materna é compreender o proposito desta missão. Deus confia uma missão a mulher com o proposito de gerar e cuidar de um ser que é a imagem e semelhança do próprio Deus! Se gerar filhos é uma benção de Deus, logo os filhos não devem ser para nós, mas para a glória de Deus! Já ouvi algumas pessoas falarem: “a gente cria filhos para o mundo”. Este pensamento não está totalmente correto. Precisamos criar nossos filhos para Deus! Por isso que a Palavra afirma que “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão”(Sl. 127:3). Os filhos não são nossos, mas são herança do Senhor para nós! Precisamos cuidar bem da porção de nossa herança!

Nessa missão, a mulher/mãe se dá conta do que realmente significa o amor. Ela se doa incondicionalmente em favor do outro. Ela não desampara o seu filho, mas se compadece profundamente dele nutrindo-o com o alimento. Deus compara o Seu amor para conosco, com o amor de uma mãe para com seu filho. Ele diz: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti” (Isa 49:15). Nota que Deus enfatiza o amor de uma mãe para com seu próprio filho que amamenta. Talvez, entre os humanos, esta seria uma das maiores expressões de amor. É no colo da mãe que a criança começa a ter as primeiras sensações da beleza, da alegria e, sobretudo do amor!

Por fim, ao cumprir bem esta missão, a mãe imprime na mente e no coração do filho a segurança emocional que o acompanhará por toda a vida. O salmista percebendo esta verdade, escreve: “Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”(Sl 131:2). A criança se aquieta nos braços da mãe porque se sente segura em seu amor. E esta mesma segurança nós podemos sentir a segurança no amor de Deus. No livro Family Matters (Assuntos de família) da editora Thomas Nelson, o autor diz que “a presença, o cuidado, o conforto e o otimismo tranquilo da mãe ajudam a criança a sobreviver as perdas mais trágicas e a achar esperança e coragem para o próximo dia e além”.

Devemos louvar a Deus por nossas mães e mulheres que são mães! Que, como filhos, possamos valorizar e honrar nossas mães em sua missão; e, como maridos, possamos ser benção nas vidas de nossas esposas no cumprimento de sua missão de ser mãe. Deus abençoe as mães. Parabéns a todas vocês! Feliz dia das mães!

1 Deixe aqui seu comentário::

Unknown disse...

Muito lindo e abençoador esse teste! Daqui a poucas semanas estarei com o meu bebê nos braços... Espero em Deus cumprir com êxito essa linda missão!!!

Postar um comentário