Subscribe:

Ads 468x60px

A TEOLOGIA DA MISSÃO

A natureza da missão da igreja se fundamenta na Missio Dei, ou a missão de Deus. O próprio Deus está engajado na missão. Jesus disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também (João 5:17). A missão é de Deus; foi estabelecida por Ele e Ele mesmo que a leva a cabo.

Cristo veio cumprir a missão de Deus. Jesus deixa claro que Ele veio para realizar a Missão do Pai. Ele afirmou: Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou (João 6:38). E sabemos que a vontade de Deus é que Sua missão seja cumprida.

Nesta missão - a vontade do Pai - está incluída a Reconciliação dos eleitos ao Pai.  Jesus declarou: E a vontade de quem me enviou é esta: que nenhum eu perca de todos os que me deu; pelo contrário, eu o ressuscitarei no último dia (João 6:39). Cristo veio cumprir a vontade do Pai, que, por sua vez, era a salvação dos eleitos.

Jesus foi obediente no cumprimento da missão que lhe foi confiado: Porque eu não tenho falado por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, esse me tem prescrito o que dizer e o que anunciar (João 12:49). Jesus foi fiel e obediente a esta missão ao ponto de entregar Sua própria vida na Cruz (Fl. 2:8)

Jesus cumpriu fiel e eficazmente a Missio Dei. Mas não pára por ai. Ele também capacitou e enviou Sua igreja a dar continuidade ao cumprimento desta missão. Observa o que aconteceu depois da ressurreição, o que Jesus disse para seus discípulos: Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E, havendo dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo (João 20:21-22). Jesus envia sua Igreja para a mesma missão com a qual ele foi enviado.

A presença do Espirito Santo é fator capacitador e norteador da Igreja no cumprimento desta missão. Jesus encorajou seus discipulos lhes assegurando da poder do Espirito sobre suas vidas: mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (Atos 1:8).


A missão de Deus (missio Dei) é cumprida na missão de Cristo (missio Christi), e a missão de Cristo é cumprida na missão da Igreja (missio Eclesiae), e a missão da Igreja é cumprida na missão dos membros do Corpo capacitados pelo Espírito Santo.

0 Deixe aqui seu comentário::

Postar um comentário