Subscribe:

Ads 468x60px

Os Desertos da Vida!

imageCruzando a cidade de Petra, no meio do deserto da Jordânia, um calor escaldante , numa terra árida e sem vida, refleti sobre os “desertos espirituais” pelos quais passamos. Nesses momentos de deserto, nossas forças se esgotam  e desejamos ansiosamente pelo Oasis de Deus que nos refrigera e revigora. Agora, uma coisa é verdade: somos muito limitados e não conseguimos enxergar os propósitos de Deus e Suas bênçãos "nos Desertos" da vida. Geralmente, pensamos no melhor para nós, e o melhor para nós gira em torno do que consideramos bom, e o deserto não é nada bom! O deserto significa lugar de privações, angústias e isolamento, e ninguém, em sã consciência deseja isso para si. No entanto, vemos claramente nas Escrituras, grandes homens de Deus que tiveram seus momentos de deserto, como Abraão, Moisés, Davi, Paulo, e, é claro, Jesus!

Por que Deus leva Seu povo para o deserto? No livro de Deuteronômio, Deus dá a resposta. Ele diz para o povo de Israel: “Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos” (Dt.8:2). Nota que Deus fala do proposito pelo qual Ele levou o povo para o deserto: para humilhar, para provar o que estava no coração do povo e testar sua obediência. Este é o proposito dos desertos da vida: quebrar nossa arrogância, mostrar nossa pecaminosidade e nos fazer mais santos para Deus!

Só que não para por aí. Deus também afirma que lá no Deserto Ele se revela para seu povo de forma especial. Veja o que diz os versículos seguintes: “Ele te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conhecias, nem teus pais o conheciam, para te dar a entender que não só de pão viverá o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem. Nunca envelheceu a tua veste sobre ti, nem se inchou o teu pé nestes quarenta anos” (Dt 8:3-4). Veja que o deserto também é o lugar onde Deus age e Seu povo experimenta das bênçãos de Deus!

Observa que o deserto não é apenas um lugar de provação, mas é um lugar também de provisão! Pensamos que Deus nos leva para lá apenas para nos provar, o que é verdade, mas acredito, que além disso, Deus nos leva para o Deserto porque ali não enxergaremos outra coisa a não ser Seu infinito Amor e Sua abundante Graça para conosco!

Que Deus nos abençoe e não nos livre dos desertos da vida!

0 Deixe aqui seu comentário::

Postar um comentário